Alteração de Morada

Já possuo o cartão de cidadão e mudei de endereço, como devo proceder?

Sempre que um nacional português residente na área de jurisdição deste Consulado (Estado de Minas Gerais) mude de endereço, essa alteração deverá ser comunicada ao Consulado, para atualização de seus documentos, bem como do seu cadastro no Consulado e junto às autoridades portuguesas.

 

Documentos necessários:

Atenção: Pedidos com documentação incompleta ou pendências não serão aceites.

- Cartão de cidadão;

- Carta PIN;

- Comprovante de residência em Minas Gerais (conta de água, luz, telefone etc.).

- Caso não se encontre inscrito(a) no Consulado, deverá apresentar também uma foto 3×4, atual e a cores.

 

Como proceder?

– Fazer o cadastro na Agenda ONLINE deste Consulado;

- Selecionar a opção Cartão de Cidadão/Alteração de morada do Cartão do Cidadão( obrigatório apresentar a carta Pin) e escolher um dia e hora da sua conveniência para comparecer pessoalmente no Consulado Clique aqui;

-  No dia e hora agendados, se possível, apresentar o comprovante do agendamento, bem como os demais documentos necessários;

- Valor a pagar, em dinheiro Clique aqui

Após esta tramitação no Consulado, deverá aguardar o envio, pelos serviços em Portugal, da carta referente à alteração solicitada para a sua nova residência e voltar a comparecer no Consulado somente após o recebimento da mesma, sem necessidade de agendamento. Deverá apresentar esta carta e os documentos referidos acima (cartão de cidadão, carta PIN e comprovante de residência).

 

Atenção: Não é permitido a terceiros fazer a alteração de morada, devendo o titular do cartão de cidadão comparecer pessoalmente no Consulado. No caso do titular ser menor de idade, deve comparecer acompanhado do representante legal.