Festa Portuguesa 2017

Vai ter lugar no próximo sábado, dia 10 de Junho, entre as 10h e as 22h, a 7ª Edição da Festa Portuguesa de Belo Horizonte.


A 7ª edição da Festa Portuguesa apresenta todo legado que Portugal deixou para o Brasil com uma programação vasta que privilegia música, dança, artesanato, literatura, vinhos, cerveja e deliciosas comidas típicas. A tradicional feira tem entrada franca, acontece no dia 10 de junho (sábado), de 10 às 22 horas, na Rua Bernardo Mascarenhas e na área externa do Museu Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim).

Promovida pela Câmara Portuguesa de Minas Gerais, pelo Consulado de Portugal em Belo Horizonte, Centro da Comunidade Luso Brasileira de Belo Horizonte, Elos Clube e pela AMALOU-Associação de Moradores de Lourdes, com patrocínio da Cimentos Liz (através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Pif Paf, Cervejaria Verace, Empresa Construtora Brasil, do Banco Mercantil do Brasil e da Sabseg Corretora de Seguros, e apoio do Banco Caixa Geral e Centro Universitário UNA-Gastronomia, Hospital na Residência, Hotel San Francisco Flat, Ormimaq, Azeite Andorinha, a festa apresentará todo legado que Portugal deixou para o Brasil com uma programação vasta que privilegia música, dança, artesanato, literatura, vinhos e deliciosas comidas típicas. Para o vice-presidente da Câmara, Carlos Alberto Lopes, o festejo é uma oportunidade de estreitar as relações entre os dois países que ultrapassam o vínculo em partilhar uma língua comum. “Principalmente Minas Gerais tem uma forte influência portuguesa na gastronomia, na arquitetura barroca e colonial, no artesanato, nas celebrações religiosas, na poesia e na música. São razões de sobra para celebrarmos e integrarmos a comunidade belo-horizontina de luso-descendentes e de apreciadores desta cultura”, afirma o vice-presidente.

Uma das novidades desta edição é o local, mais amplo, que ocupará uma área de seis mil m², e trará mais conforto para as cerca de seis mil pessoas que circularem por lá. A Câmara Portuguesa e a produtora Peixe Tolo Produções adiantaram que haverá espaço kids com atividades recreativas e sala de imprensa. “A cada ano o evento cresce e ganha novos parceiros. Acompanhamos essas mudanças e buscamos sempre aprimorar a estrutura, logística e inovar no entretenimento”, explica Carlos Alberto Lopes.

Outra surpresa são as atrações internacionais, vindas diretamente de terras lusitanas, a banda Virgem Suta, de Beja, conhecida pelo seu pop-rock de inspiração tradicional portuguesa, e o fadista, compositor e pianista, Mario Moita, natural do Alentejo, que divulga a cultura do país pelo mundo, tendo passado por mais de 30 países. DJs e bandas locais completam a programação artística. Além disso, a festa terá seu aplicativo para celulares, a fim de facilitar a vida de quem deseja aproveitar toda a programação. Desenvolvido pela empresa mineira FourTime, o app gratuito é uma iniciativa inédita no segmento de festas gastronômicas de rua em BH.

Na culinária, além das barracas da Taberna Baltazar, Caravelas, dos chefs Thiago Lima e Renato Lobato, Armazém Medeiros, Restaurante do Porto, Tugas Culinária de Portugal, Verde Gaio, Hermengarda, Doces de Portugal e da Sorveteria Alento, show cooking com o chef e professor lisboeta, co-autor do livro BioAromas à Mesa, Rui Lopes, Feira Fresca e artesanato. Para saborear os pratos e doces típicos, vinhos portugueses e o chopp exclusivo, feito especialmente para a festa, da cervejaria artesanal Verace.

7ª edição da Festa Portuguesa
10 de junho (sábado) – de 10h às 22 horas
Rua Bernardo Mascarenhas e área externa do Museu Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202), bairro Cidade Jardim.
Entrada Franca
Informações: (31) 3213-1557, secretaria@camarabrasilportugal.com.br

Programação:
ARTÍSTICA
10h: Abertura do evento (DJ) – Cissa Ribeiro
10h às 21h: DJ Gustavo Castro
10h: Cia Circunstância apresenta “Antes Solo do que Malacompanhado” – jardins Museu Abílio Barreto
11h: Solenidade oficial: Coral Luís de Camões e Banda da Polícia Militar de Minas Gerais
12h: Cantor português Carlos Almeida
13h30: Trio Bola Preta
16h: Grupo Folclórico Gil Vicente
18h: Cantor e músico português Mario Moita
19h: Entrega do Prêmio Concurso Gastronômico
19h30: Banda pop portuguesa Virgem Suta
21h: Banda de blues Flaming Boys
22h: Encerramento
Intervalos: 11h30; 13h; 15h30; 17h: DJ
SHOW COOKING
Praça do Museu Abílio Barreto
11 às 12h30 – Primeira sessão
14 às 15h – Segunda sessão
17 às 18 h – Terceira sessão
FEIRA DE ARTESANATO
Praça do Museu Abílio Barreto
De 10 às 20 h
FEIRA FRESCA
Rua Josafá, 100, Cidade Jardim
De 10h às 15h
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
Rua Bernardo Mascarenhas
De 10h às 22h
Participantes gastronomia:
Taberna Baltazar
Caravelas
Chefs Thiago Lima e Renato Lobato
Armazém Medeiros
Restaurante do Porto
Tugas Culinária de Portugal
Verde Gaio
Hermengarda
Doces de Portugal
Sorveteria Alento
Cervejaria Verace
Show cooking com Rui Lopes