Língua

 

Língua Portuguesa

 

A língua oficial é o português. A língua portuguesa, oriunda do latim popular (sermo vulgaris), contribuição da civilização romana, é uma língua neolatina ou românica e deriva do galaico-português.

O português, propriamente dito, nasceu da cisão do galaico-português em dois falares distintos (galego e português), no período medieval. A sua estrutura de língua novilatina manteve-se mas recebeu, ao longo do seu período de formação, a contribuição de outras línguas, das quais se destacam o árabe e as línguas germânicas.

No período renascentista, o grego e, principalmente, o latim erudito contribuíram para uma maior variedade vocabular, maior plasticidade da língua e para a normatização linguística e gramatical, fixando-se, assim, o português moderno. Com as Descobertas, a língua portuguesa adotou vocábulos de origens mais longínquas.

Nos séculos XVIII e XIX, sofre influência do francês e, no século XX, do inglês, resultando de tudo isto o português que hoje se fala em oito países, espalhados por cinco continentes, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste, além da Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, e de pequenos núcleos radicados em Goa, Damão e Diu.

O português é hoje uma das línguas mais faladas no mundo, estimando-se que seja
utilizado por cerca de 250 milhões de pessoas. 

Saiba mais em:

– Instituto Camões
– Comunidade dos Países de Língua Portuguesa